Manchas de óleo são encontradas na praia do Arrombado em Luis Correia


A Capitania dos Portos do Piauí enviou uma equipe de inspeção naval para a região de onde estão sendo encontradas as manchas.

Werlanne Magalhães, bióloga e vice-presidente do Instituto Tartarugas do Delta. Foto: Instituto Tartarugas do Delta

O Piauí passou a integrar oficialmente nesta sexta-feira (27), a lista de estados afetados pelas manchas de petróleo encontradas em várias praias do litoral nordestino. Material semelhante já havia sido detectado na Ilha dos Poldros, no Delta do Parnaíba, só que na cidade de Araioses, no Maranhão. As manchas no Piauí foram achadas na praia do Arrombado, em Luis Correia, por uma equipe do Instituto Tartarugas do Delta.


“Hoje pela manhã durante o monitoramento de praia foram encontradas essas manchas. Ontem a gente fez o mesmo monitoramento e não estava ainda aqui. Como já foi registrado em Jericoacoara e na Ilha dos Poldros, a gente achava que em pouco tempo as manchas fossem vistas por aqui”, explicou Werlanne Magalhães, vice-presidente do Instituto Tartarugas do Delta.

Segundo ela, o trecho onde as manchas apareceram ainda é pequeno. “Não podemos dizer que como vai estar amanhã”, afirmou.


Werlanne Magalhães disse que o Ibama foi avisado imediatamente da situação. A Capitania dos Portos também foi informada das manchas e enviou uma equipe de inspeção naval para a região.

“Nós recebemos a informação do Ibama, e determinamos de imediato a equipe de inspeção naval pra que possa ser feito uma análise da área e recolhimento do material para que possa ser enviado ao Instituto Almirante Paulo Moreira, que é a organização militar na Marinha que tem expertise nessa área”, disse o comandante Dante Duarte, da Capitania dos Portos.


“Essas manchas estão aparecendo em todo o litoral nordestino, aqui era o último estado que ainda não tinha aparecido. Agora nós temos a confirmação da existência de óleo na praia do Arrombado”, ressaltou.

Em comunicado à imprensa, o Ibama disse que estudo feito pela Marinha e Petrobras apontou que a substância encontrada nos litorais trata-se de petróleo cru, ou seja, não se origina de nenhum derivado de óleo. A suspeita é que o petróleo que está poluindo todas as praias seja o mesmo. Contudo, a sua origem ainda não foi identificada.


Em análise feita pela Petrobras, a empresa informou que o óleo encontrado não é produzido pelo Brasil. O Ibama requisitou apoio da empresa para atuar na limpeza de praias. Nos próximos dias, a empresa irá disponibilizar um contingente de cerca de 100 pessoas.


Ainda de acordo com o Ibama, até o momento não há evidências de contaminação de peixes e crustáceos. O alerta é para que banhistas e pescadores evitem contato com o material.


O Instituto orienta que, caso alguém encontre animal com óleo, sejam acionados imediatamente os órgãos ambientais para adotar as providências necessárias. O animal não deve ser lavado nem devolvido ao mar antes da avaliação de veterinário.


Mais de 40 municípios distribuídos nos 9 estados da região nordeste do país foram afetados.


Veja nota da Marinha na íntegra:

"A Marinha do Brasil por intermédio da Capitania dos Portos do Piauí (CPPI), Organização Militar subordinada ao Comando do 4º Distrito Naval participa que tomou conhecimento, às 12h, por intermédio do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) do Piauí, do aparecimento de manchas de óleo nas proximidades da praia do Arrombado, município de Luís Correia, PI. 

Tempestivamente foi enviada uma equipe de Inspeção Naval desta CPPI, composta de peritos que analisaram a área afetada, realizaram registro fotográfico e colheram amostras do material que serão encaminhadas para o Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira - IEAPM, localizado em Arraial do Cabo-RJ, organização Militar da Marinha do Brasil, com expertise nesta área de conhecimento. 

Após o resultado da análise será possível descobrir qual a origem destas manchas de óleo, que já vem aparecendo em todo o litoral nordestino."


Hérlon Moraes / Cidade Verde