Vai começar o Cadastro Ambiental Rural-CAR em Luis Correia



Hoje pela manhã, estiveram reunidos no gabinete do Prefeito Kim do Caranguejo, o Secretário de Agricultura com uma equipe do Ministério do Meio Ambiente, que chegou em Luis Correia para realizar o CAR.

O que é CAR?

O CAR  é o Cadastro Ambiental Rural. Funciona como se fosse uma "identidade ambiental" do imóvel rural, com informações sobre a vegetação nativa conservada dentro do imóvel, as áreas usadas para a produção e aquelas que precisam ser recuperadas.

Para que serve o CAR?

Para identificar a mata nativa que os proprietários ou posseiros já conservam em suas áreas, e ajudá-los a regularizar áreas em caso de desmatamento.

O CAR foi criado pelo Código Florestal(lei nº 12.651/2012), e é necessário para que o Poder Público, por meio dos governos federal, estadual e municipal, identifique o estado de conservação das matas dessas áreas para ajudar a cuidar delas junto aos proprietários e posseiros, combatendo o desmatamento.

Quem deve fazer o CAR?

Todas as propriedades ou posses produtíveis na zona rural ou urbana, seja qual tamanho for. Imóveis usados como sítios, chácaras ou condomínios também precisam fazer o cadastro.

Benefícios para quem faz o CAR:

  • Ajuda no planejamento do imóvel rural
  • Comprovação de regularidade ambiental
  • Acesso ao Programa de regularização Ambiental (PRA)
  • Possibilidade de comercialização de Cotas de Reserva Ambiental
  • Maior competividade no mercado
  • Acesso ao crédito e seguro agrícula