PRF apreende veículo de carga com madeira sem licença ambiental válida na BR 316

O condutor portava o Documento de Origem Florestal - DOF com validade vencida

Agentes da PRF realizaram a apreensão de 58,56 m³ de madeira serrada que estavam sem licença ambiental válida para o transporte na madrugada de hoje(30) na BR 316. Os agentes identificaram o crime ambiental na cidade de Teresina/PI, ao abordarem o veículo SCANIA/R 124 GA4X2NZ 42 conduzido por um homem de 29 anos. 

Foi solicitado ao condutor toda a documentação ambiental do carregamento. Após as averiguações necessárias foi detectado pelos agentes que os documentos apresentados estavam vencidos conforme site do IBAMA e que as notas fiscais apresentavam uma quantidade de madeira diferente da que estava na carreta.


A caraga avaliada em R$ 26.000,00(VINTE E SEIS MIL REAIS) vinha de Chuninguaia/PA e tinha como destino a cidade de Arapiraca/AL. O condutor informou para os agentes que não tinha conhecimento da ilegalidade.

A Empresa Proprietária do veículo e da carga foram enquadradas no Art. 46 da Lei Nº 9.605/98 de crimes ambientais.



Foi lavrado o Termo Circunstanciado de Ocorrência e toda a carga de madeira juntamente com o veículo e o condutor foram encaminhados para a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piaui – SEMAR/PI e encontram-se disponíveis na cidade de Teresina/PI para os encaminhamentos devidos. O condutor foi encaminhado para o Juizado Especial Criminal da comarca de Teresina/PI, se comprometendo a comparecer em audiência pré agendada.


Em 2018, a PRF efetuou a apreensão de 1.267,33 m³. Somente esse ano, a PRF já realizou a apreensão de 519,63 m³ de madeira nas rodovias federais que cortam o Piauí.


Fonte: PRF PI