Professora faz campanha para ajudar hospital público do Piauí e é ameaçada

HOSPITAL DIZ QUE A DENUNCIARÁ 

A professora Claudia Alvarenga, da cidade de Floriano, iniciou uma campanha nas redes sociais para arrecadar materiais de limpeza para o Hospital Regional Tibério Nunes, que passa por uma crise sem precedentes por causa da má gestão. A intenção no entanto, virou um pesadelo para a docente, que é cadeirante e aguarda há oito meses por uma cirurgia.


Ela sofreu um acidente de moto em 2017 e desde então teve sua locomoção limitada. Ao ser atendida no Hospital Regional Tibério Nunes, foi determinada uma nova cirurgia que deveria ter acontecido em setembro de 2018, mas por falta de materiais, o procedimento nunca foi realizado.



Quando a professora divulgou a campanha nas redes sociais, o hospital, que funciona em condições insalubres, ameaçou denunciá-la. Confira a nota publicada no Instagram do hospital:

A direção do Hospital Regional Tibério Nunes esclarece que não está pedindo material de limpeza, bem como não autoriza usar o nome desta instituição para qualquer ação social, salvo aquelas autorizadas pela equipe técnica.


É importante ressaltar que será registrado Boletim de Ocorrência para investigação dos fatos, podendo a responsável responder pelos atos praticados.


Por fim, a direção assegura que o Hospital está abastecido regularmente, sendo resposto conforme a necessidade, e que todo paciente que dá entrada a este estabelecimento de saúde é garantida a assistência integral e com resolutividade.


A professora também se manifestou em seguida:

Amigos e amigas, Iniciei a organização dia 29/05/2019 de uma campanha de doação de material de limpeza para o Hospital Regional Tibério Nunes, e hoje dia 30/05/2019 cancelei a campanha.


A motivação da doação: Deu-se em virtude de por meio das redes sociais ter informações de que o referido Hospital estaria funcionando em condições insalubres. A organizadora da doação aguarda por uma cirurgia de fêmur e de enxerto há 8 meses, e precisa ser operada no referido Hospital em ambiente não sujeito a infecção hospitalar.


O cancelamento da campanha: Deu-se em virtude do Hospital Regional Tibério Nunes afirmar em sua rede social Instagram, que não necessita de doação a não ser doação autorizada pelo mesmo, afirmando que vai apurar por meio de Boletim de Ocorrência tal iniciativa da organizadora da doação.


Das doações a hospitais públicos: Nunca foi visto tal vedação ou proibição por parte dos hospitais públicos, pois há doação de sangue, de órgãos, de cabelos, de materiais para fazer cirurgias, e demais doações no setor de assistência social, não se constituindo portanto em crime tais atos de empatia, solidariedade e amor.


Por tais motivos elencados, presto o referido esclarecimento e aguardo a minha cirurgia com fé e esperança.


Assina: Professora Claudia Alvarenga



Péssima administração


A situação crítica do hospital causou diversos óbitos, além das dezenas de pessoas que aguardam atendimento nos corredores. A população se pergunta porque a direção do hospital não foi afastada, para que alguém com competência assuma e qual a razão da Secretaria de Saúde não intervir de forma eficaz para solucionar esta crise, que coloca a vida de piauienses em risco.