Governo do Estado abandona obra da adutora do litoral do Piauí




Depois de muito alvoroço e diversas ordens de serviço assinadas, num começo que parecia definitivo, a tão esperada obra de construção da Adutora do Litoral está abandonada. O projeto visa beneficiar do povoado de Barra Grande, em Cajueiro da Praia, e outras comunidades rurais dos municípios de Parnaíba, Ilha Grande e Luís Correia, contribuindo para o desenvolvimento do turismo no litoral piauiense.

Com promessa de finalização ainda no ano passado, os serviços que se arrastam há anos foram paralisados pouco antes das eleições de 2018. Desde então as obras não foram mais retomadas.
Com a finalização da segunda etapa da obra, o problema da falta de água em diversas comunidades no litoral seria resolvido pelos próximos 30 anos. Em especial nos períodos de alta estação como Carnaval, Réveillon e feriados prolongados.

Mas ao longo do trecho onde a obra deveria estar sendo tocada, o que se vê são canos amontoados, abandonados às margens da PI-116. No povoado Carnaubal, na zona rural de Luís Correia, as máquinas que deveriam estar a todo vapor permanecem estacionadas.




Segundo o governo do Estado do Piauí, seriam investidos mais de R$ 58 milhões na construção de 69,5 km de adutora.

A tubulação possui um ramal que vai de Luís Correia, passando pelas praias do Coqueiro, Barramares, Arrombado, Carnaubinha, Maramar, Macapá, Sobradinho, Camurupim, cidade de Cajueiro da Praia e praias de Barrinha e Barra Grande. Outro ramal vai de Parnaíba para Ilha Grande e Pedra do Sal.












Fonte: 180