Parnaíba e outros 220 municípios do PI estão sob risco de tempestade de raios e chuvas intensas







O período chuvoso iniciou com força no Piauí, que teve 224 municípios classificados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) como áreas sob risco de tempestade e chuvas intensas. No nível de alerta emitido pelo Instituto, a quase totalidade do território piauiense se situa em “Aviso de Atenção”, o que significa que há risco moderado para ocorrência de fenômenos meteorológico adverso dentro das próximas 72 horas.


Dentre os fenômenos listados pelo Inpe encontram-se tempestades de raios entre as 08h30min e as 23h59min desta quarta; chuvas intensas, entre as 8h da manhã e a meia noite de quinta-feira (06) e acumulado de chuva, entre as 8h30min e as 23h59min de sexta-feira (07). O alerta emitido para a Capital piauiense inclui ainda a ocorrência de pancadas de chuva, que localmente serão de forte intensidade, acompanhadas de descargas elétricas e com acumulados expressivos de precipitação.


Isso significa dizer que a probabilidade de chuva forte nos próximos quatro dias nos 222 municípios chega aos 90%. A temperatura ficará na casa dos 23 graus, podendo a chegar a, no máximo 32 graus. A chuva só deve começar a dar uma trégua a partir de terça-feira da próxima semana, dia 11, quando o tempo passará a ficar parcialmente nublado.


Junto ao alerta, o Inpe emitiu um recomendação aos piauienses sobre a necessidade de proteção contra os eventuais impactos decorrentes de tempo severo. O Instituto pede ainda que as pessoas sigam as eventuais recomendações da Defesa Civil e das demais autoridades para os casos de evacuação de áreas de risco e demarcações de território como suscetíveis a deslizamento e enchentes.


Fonte: com informações Portal O Dia