Mãe dos gêmeos recém-nascidos encontrados em matagal é indiciada por abandono de incapaz


Laudo pericial concluiu que o casal de gêmeos recém-nascidos tinham água nos pulmões, e morreram por sufocamento. Mãe alegou que agiu sob efeito de medicamento contra hanseníase.

Instituto de Medicina Legal - IML Teresina — Foto: Lucas Marreiros / G1


O laudo pericial sobre os bebês gêmeos encontrados mortos em um matagal na zona rural da cidade de Curralinhos, a 85 km de Teresina, concluiu que as crianças morreram por sufocamento. O inquérito policial foi concluído nesta quarta-feira (14), e indiciou a mãe das crianças por abandono de incapaz com resultado morte. O inquérito será encaminhado ao Ministério Público na próxima segunda-feira (19).


A mãe deu a luz aos bebês em um matagal no último dia 7, deixou os dois no local e voltou para casa. Depois do parto, as crianças ficaram sozinhas e logo faleceram. De acordo com o delegado Anchieta Pontes, da delegacia de Monsenhor Gil, O laudo pericial concluiu que as crianças tinham água nos pulmões, e que morreram por sufocamento.


“As crianças ficaram abandonadas, não passaram por aqueles procedimentos que os médicos fazem com as crianças para desobstruir as narinas, às vezes até provocar um choro para encher os pulmões de ar. Então eles morreram, por abandono mesmo”, contou o delegado Anchieta.


A mãe das crianças tem 26 anos e uma filha de seis anos. Em depoimento à Polícia Civil ela confessou o crime e alegou que contraiu hanseníase e estava sob efeito de um medicamento para combater a doença quando deu a luz aos bebês. Segundo a mãe, o medicamento teria provocado efeitos colaterais psicológicos, que a teriam feito abandonar os bebês.


“Ela disse que estava tomando esse medicamento, e que estava inchada e não sabia que estava grávida. Mas estranho ela mesma não saber, por que já tem uma filha”, comentou o delegado.


Parentes da mãe dos bebês contaram em depoimento à Polícia que depois do parto, quando ela voltou para casa, perceberam que ela tinha um sangramento. Questionada pelos familiares, a mulher tentou esconder que havia passado pelo trabalho de parto. O irmão dela encontrou os bebês ao seguir o rastro de sangue deixado por ela do local onde nasceram até a casa onde moravam.


Segundo o delegado Anchieta, a mulher se encontra bastante debilitada desde o parto. O inquérito foi concluído e deve ser encaminhado ao Ministério Público na próxima segunda-feira (19), devido ao feriado da Proclamação da República. O delegado contou que deixará o pedido de prisão da mãe a critério do Ministério Público, devido ao seu estado físico e psicológico.


Fonte: G1/PI