Drogaria Lucas faz campanha de Aferição de Pressão Arterial



Aferição da Pressão Arterial

A frequência cardíaca é o número de batimentos por minuto, e é influenciada por um equilíbrio entre o sistema nervoso simpático, que, quando estimulado libera noradrenalina (vasoconstritor) e aumenta a frequência cardíaca, e pelo sistema nervoso parassimpático, que diminui a frequência cardíaca através do neurotransmissor vasodilatador acetilcolina.


A pressão arterial normalmente é medida através da artéria localizada na parte superior do braço. Esta medição é feita com um instrumento chamado esfigmomanômetro. O primeiro número é a pressão sistólica, tomado como o coração se contrai.


O número mais baixo é a pressão diastólica, feita quando o coração está relaxado. A pressão é medida em milímetros de mercúrio (mm Hg). A hipertensão pode ser diagnosticada quando, por diversas vezes, a pressão sistólica é de 140 mm de Hg ou mais e a pressão diastólica é de 90 mm de Hg ou mais.


Parte do protocolo para a medição da pressão sanguínea do paciente é que este deve estar assentado com o braço na posição do coração. Não deve ter fumado, ingerido cafeína ou álcool por pelo menos 30 minutos antes da aferição, e deve ter ficado em repouso previamente por pelo menos 5 minutos.


O desenvolvimento de hipertensão está condicionado com:

• Vida sedentária.
• Dietas hipercalóricas ricas em gordura e açúcares simples.
• O consumo excessivo de álcool.
• O hábito de fumar.
• O consumo excessivo de sal.
• A vida estressante.