quinta-feira, 6 de setembro de 2018

TCE-PI faz auditoria em asfalto que liga Parnaíba Pedra do Sal

TCE-PI fez auditoria com Laboratório Móvel em asfalto da PI 116 e 210 que liga Parnaíba Ilha Grande e Pedra do Sal respectivamente.

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) realizou na manhã desta quarta-feira (5) a coleta e análise laboratorial de materiais utilizados nas obras de pavimentação asfáltica da PI 116 que liga Parnaíba a praia da Pedra do Sal, bem como da PI 210 que une as cidade de Parnaíba e Ilha Grande no litoral piauiense de responsabilidade do DER-PI (Departamento de Estradas de Rodagem), a rodovia compreende 27,67 quilômetros de extensão e está orçada em R$ 21,767 milhões.


O Laboratório Móvel foi adquirido no ano passado pelo TCE-PI e representa o mais moderno equipamento de coleta e análise de obras e serviços de engenharia do país. Por meio dele, é possível verificar se a quantidade e a qualidade dos materiais utilizados atendem às especificações dos contratos e às exigências e normas legais de engenharia. Além de Parnaíba, o Laboratório vem sendo utilizado em auditorias do TCE-PI em Teresina e outros municípios do Estado.

O auditor de Controle Externo Leonardo Chaves, chefe da Divisão de Controle Tecnológico de Materiais Aplicados em Obras Públicas (III DIV/DFENG), explica que as auditorias ordinárias fazem parte do planejamento anual da Diretoria de Fiscalização de Obras e Serviços de Engenharia (DFENG), e têm por finalidade verificar o cumprimento legal das contratações e os aspectos técnicos referentes à espessura de camada asfáltica aplicada, teor de asfalto executado e composição granulométrica da mistura, entre outros ensaios qualitativos.


“Esses parâmetros são essenciais na verificação tanto da quantidade dos recursos aplicados, como também na qualidade dos materiais utilizados, o que reflete, sobremaneira, na vida útil das obras”, explica ele.


Jornal da Parnaíba com informações de TCE-PI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião. Ela é muito importante para nós...