Kitesurfistas do litoral do Piauí disputam mundial na Itália

Quatro jovens kitesurfistas do projeto Vivo, da praia de Barra Grande, litoral do Piauí, iniciaram ontem sua participação em mais um torneio internacional. Em Gizzeria Lido, na Itália, os atletas disputam o TT:R Open World Championship. A competição vai até domingo (29).


Manoel Soares "Piçarrinha", Luís Fernando Silva Araújo, Guilherme Costa e Beatriz Silva representam o Projeto Vivo, que promove ações educacionais e esportivas para jovens de Barra Grande.


No primeiro dia de evento, Beatriz Silva terminou na quarta posição ao final de quatro regatas. Nesta quinta-feira (26), a piauiense já subiu para a terceira posição.


Beatriz Silva representante do Piauí 

Entre os homens, Manoel Piçarrinha foi o melhor piauiense, terminando na 12ª posição após duas regatas. Luís Fernando foi o 16º e Guigui Costa o 17º. Na primeira regata desta sexta-feira, os três não conseguiram avançar para as baterias seguintes.


Modalidade olímpica


O TT:R (TwinTip Race) consiste em regatas que exigem técnica e velocidade dos kitesurfistas, que contornam boias como no iatismo, mas também precisam saltar obstáculos na água. Diferente do Kitesurf freestyle, no qual notas são atribuídas para as manobras, o vencedor no TT:R é quem chegar primeiro. E o campeão será o que tiver melhor resultado ao final de todas as regatas.

A modalidade foi aceita pelo Comitê Olímpico Internacional e inserida nos Jogos Olímpicos da Juventude de 2018, que acontecerão em Buenos Aires, na Argentina. Manoel Piçarrinha já garantiu vaga para representar o Brasil na competição.


Por: Fábio Lima/Cidade Verde |