Cajueiro da Praia :Abastecimento irregular de água afeta turismo em Barra Grande

Moradores convivem com a falta de abastecimento há mais de sete meses.
Comerciantes temem prejuízos com a chegada do feriado e período de férias.

Moradores reclamam do problema de abastecimento de água (Foto: G1)

Os donos de pousadas, restaurantes e bares estão preocupados com o abastecimento irregular de água na Praia de Barra Grande, em Cajueiro da Praia, Litoral do Piauí. Há mais de sete meses eles convivem com o problema, que só vem se agravando e agora começa a afetar o turismo local.

Presidente da Associação de Condutores de
Turismo de Barra Grande, Pedro Castelo (Foto: G1)

Para o presidente da Associação de Condutores de Turismo de Barra Grande, Pedro Castelo, a água que caía às vezes da torneira, agora não dura 20 minutos. Na tentativa de amenizar a situação, os moradores estão usando os poços da região, onde o líquido não é tratado.
saiba mais

Barra Grande está há 7 meses com abastecimento irregular de água


"A água acaba logo que a gente abre a torneira. Se o problema afeta nós moradores afeta, imagina quando tem turismo. Não imagino como aqui vai funcionar sem água no feriado Corpus Christi e a temporada de férias, quando chegamos a receber três mil pessoas", comentou Pedro Castelo.

Outra alternativa, que também não vem dando certo, é o abastecimento de água através dos carros pipas. Segundo o presidente da associação, os caminhões não são suficientes para atender a todos e passam apenas uma vez por semana.

"Somos ao todo 65 pousadas e bares, e queremos a Agespisa tome alguma providência com relação a isso. É constrangedor não podemos oferecer o nosso serviço, porque não temos água para receber o cliente. Temos restaurantes que não abrem mais por conta do problema. Afeta a economia local a falta de abastecimento", declarou.

Nota


A Agespisa informou que a comunidade Barra Grande, no litoral do Piauí, é abastecida atualmente por cinco poços que acumulam água da chuva. Com a falta de chuvas, o nível desses poços baixou, o que provoca a intermitência no fornecimento de água. A empresa declarou ainda que o faturamento em Barra Grande está suspenso no momento.

O abastecimento em Barra Grande será regularizado com a conclusão da Adutora do Litoral, localizada em Parnaíba, e que vai beneficiar toda a região litorânea do Piauí. Executada pela Agespisa e Idepi (Instituto de Desenvolvimento do Piauí), a obra está paralisada no momento por conta de pendências nos projetos, mas deve ser retomada nos próximos meses.

Mais de quatro mil metros da adutora já foram implantados, do total de 5.341 metros previstos, e as estações elevatórias de água estão em fase de conclusão. O valor investido é superior a R$ 16 milhões, com recursos do PAC 2/FGTS.

Catarina CostaDo G1 PI