Aventura e belezas do Piauí marcam o Rally do Companheirismo


Os competidores enfrentaram muitas poças d’água, passagens molhadas, riachos, que se formaram após a chuva que caiu na noite de sábado.


Foto Cintia Lucas

A aventura correu solta nesse final de semana, entre Teresina e União na 13ª edição do Rally do Companheirismo. Foram 185 Km de rally em cinco horas de prova que conseguiu reunir 40 motos, 22 carros 4x4 e três quadriciclos. Para as motos, a prova valeu como a 2ª etapa do Campeonato Piauiense de Enduro de Regularidade e a primeira colocação na categoria Sênior ficou com Mário Henrique Fortes.

Os competidores enfrentaram muitas poças d’água, passagens molhadas e riachos que se formaram após a chuva que caiu na noite de sábado, 14. A mata verde fechada em certos trechos e os canaviais serviram para embelezar a paisagem. A trilha das motos teve muito estradão e veredas e os competidores tiveram certo grau de dificuldade para seguir a planilha.

“Esta foi numa prova light. Tinha muita estradinha e uma trilha definiu o resultado, a Trilha da Pimenta 2. A média foi alta, justa e exigia acelerar bem a moto”, disse Mário Henrique Fortes, que compete pela equipe KTM, de Piripiri. As trilhas foram diferenciadas para cada modalidade de veículo. Para as motos, já que foi um rally de regularidade, houve menos dificuldades técnicas, mas exigia velocidade. Na categoria Moto Novato a primeira colocação ficou com Anderson Soares. “Foi uma prova boa com trechos técnicos”, disse Anderson. 
 
“Os quadriciclos e carros 4x4 tinham a mesma trilha. Era uma trilha técnica, com balaios, laços e mata fechada”, conta Ehrlich, Cordão, diretor do evento e presidente da Federação de Motociclismo do Piauí (FMP). No retorno, por 10 Km, os competidores puderam apreciar a bela vista do rio Parnaíba, na localidade David Caldas, município de União, local que já conta com energia elétrica, estrada, água em abundância, mas que tem sido pouco aproveitado para o desenvolvimento da agricultura.

Os vencedores dos Carros 4x4 foram Felipe Ferro e Jônatas Carvalho. “A prova foi técnica, mas foi boa. Teve médias justas e dificuldade alta de navegação”, afirma Jônathas. 
 
O Rally do Companheirismo foi uma prova diferente já que toda a renda arrecadada foi revertida para as obras do Rotary Club Teresina Piçarra. Entre as instituições que recebem o auxílio estão Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e Lar da Esperança. “Esta é uma parceria importante, pois reúne movimentos que representam as lideranças no Piauí. Ela vai contribuir para que o Rotary preste serviços para a comunidade. É uma atividade recreativa em que o homem entra em contato com a natureza e pode aproveitar o que ela tem de melhor”, disse Pedro Augusto Martins, coordenador da Fundação Rotária Distrito 4490.

O Enduro Rally do Companheirismo tem patrocínio de: Shopping Rio Poty, Drogarias Globo e Antares Veículos. Apoio: Hospital São Marcos, Armazém Paraíba, Construtora Everest, Luauto, CN Motos, Bobs, Ultra X, Construtora Elo e Clínica Lucídio Portela.

Confiram os resultados:

Moto Sènior

1º Mário Henrique Fortes/2º Lenilson de Freitas Viana/3º Lucas C de Matos/4º Luiz Lobão Castelo Branco/5º Lauro Rodolpho Soares Lopes/6º Roberto Santos Ferreira Filho/7º Giovanni Calland/8º Alancardex Machado de Oliveira Junior/º Pedro Tinoco Tajra Ferreira
Moto Júnior

1º Alexandre Aguiar de Carvalho/2º Tafarel Guimarães de Araújo/3º Gerson Monteiro de Moraes/4º João Bandeira da Silva Neto/5º Lívio Alvees Barbosa/6º Oscar Tajra Castelo Branco/
Moto Rally

1º Peter Ferreira/2º Carlos Augusto Júnior (Guto)/3º João Batista de Melo Neto/º Gabriel Chaves/5º Leonardo Raulino Pereira/6º Ewerton Leite Matos/7º Armando Gayoso/8º Bruno Moraes e Silva

Moto Novato

1º Anderson Soares Pinheiro/2º Carlos Pires Rebelo Neto/3º Caio César Sales Melo Araújo/4º Flávio Costa Albano Ferreira/5º Wanderson Pablo Lima da Silva/6º Lucas Rodrigues Gayoso Freitas/7º Romulo Silva Santos/8º Lucas Fortes/9º Carlos Eduardo Machado Gentil/10º Francisco das C Melo/11º Breno Machado Santos/12º Gilmar de Moura Rodrigues/13º Marcelo Moura Parentes Sampaio/14º Francisco Wenio de Sousa Ribeiro

Quadriciclo

1º Dalton Melo
Carros 4x4

1º Felipe Ferro e Jônatahs carvalho/2º Maycon Gomes e Daniel Rocha/3º Hilney Campelo e José Hilo Campelo/4º Carlos Sousa e Álvaro Neto/5º Landerson Moura e Emille Passos/6º Airlon Parente e Arilton Parente Junior/
 

Cintia Lucas e Márcia Cristina (assessoria de Comunicação)