Pesquisadores da Uespi de Parnaíba produzem guia de peixes do litoral



O livro tem o objetivo de divulgar o conjunto de peixes da região do Cajueiro da Praia e Chaval (CE).
Valéria Soares



Guia de Peixes do Litoral produzido pela Uespi de Parnaíba (Foto:Divulgação)

Um guia de identificação de peixes do estuário dos rios Timonha e Ubatuba foi produzido pelo professor Felipe Melo e cinco de seus alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), campus Alexandre Alves de Oliveira, localizado em Parnaíba.

A obra apresenta as espécies de peixes comerciais mais comuns do estuário do Timonha e Ubatuba. Informações sobre taxonomia, diagnose, descrição da espécie, distribuição geográfica e aspectos biológicos dos peixes são abordadas no livro.

A pequisa para o guia iniciou em 2014, por um projeto de extensão da Uespi. De acordo com Felipe Melo, o livro tem o objetivo de divulgar a ictiofauna, que é o conjunto de peixes da região do Cajueiro da Praia (PI) e Chaval (CE), onde ficam localizados os rios Timonha e Ubatuba. “A intenção também é despertar o interesse dos pesquisadores, pela ictiologia, já que é o ramo da zoologia que se dedica ao estudo dos peixes”, afirmou.

Além disso, um dos principais focos do trabalho era apresentar aos pescadores da região o conhecimento técnico sobre o estuário como: reprodução, alimentação e identificação das espécies. Foram distribuídos exemplares do livro aos pescadores durante o II Encontro de Pesca do Cajueiro da Praia.

O docente explicou que o livro coloca em evidência as riquezas das espécies de peixes que servem de sustento às comunidades de pescadores do estuário.”É preciso primeiro conhecer para depois preservar. O estuário serve de abrigo, local de reprodução e alimentação para várias espécies de peixes”, ressaltou Felipe Melo.


undefined( Foto: undefined)

A pesquisa contou com a participação de bolsistas e voluntários do 6º período do curso que também são estagiários do projeto Pesca Solidária. Ana Sara Souza, Êronica Dutra, Isaac Moura, Joelson Viana e Talita Araújo foram os co-autores do livro. Eles atuaram no projeto em campo, com registros fotográficos das espécies, em laboratório no processo de triagem e identificação, na elaboração das diagnoses das espécies e no processo de tombo.

“Foi uma experiência muito interessante conhecer o universo da ictiologia e ter o contato com esses animais. Com a pesquisa aprendi técnicas e noções de curadoria ictiológica “, disse o bolsista do projeto Josiel Viana. O discente pretende seguir pesquisa na área de Ictiologia. O livro é um dos produtos do projeto Pesca Solidária que foi patrocinado pela Petrobras Ambiental e teve apoio da Empresa Brasileira de Agropecuária -Embrapa, e teve a Uespi como uma das instituições parceiras no projeto.

O livro está disponível para download no site http://www.pescasolidaria.org/ , através deste link .