Eco Fest apresenta o casamento do peixe-boi e cavalo-marinho


O Instituto Tartarugas do Delta através do projeto Biodiversidade Marinha do Delta - Biomade patrocinado pela Petrobras apoia o Piauí Eco Fest um evento cultural organizado pela Universidade Federal do Piauí – UFPI e Governo do Estado do Piauí.


O evento, uma festa genuinamente piauiense, traz “o casamento do peixe-boi com o cavalo-marinho” identidade própria com o patrimônio natural da região litorânea e do Piauí. A união dos dois símbolos ecológicos agrega valor à toda a cadeia econômica, cultural e social do território. Serão três dias de festa, no primeiro dia: chá de Panela (festival gastronômico); segundo dia: despedida de solteiro e terceiro dia culmina no corso e casamento na beira da praia da Barrinha ao pôr do sol.


Uma das finalidades do evento é a busca pela identidade cultural territorial, sentimento de pertencimento e espírito cívico de cidadania e serão trabalhados com dança e símbolos próprios fortalecendo o roteiro turístico da Rota das Emoções. Além disso, o evento trabalha metodologias que difundam o combate a desigualdade de gênero, respeito a diversidade e sustentabilidade ambiental de maneira transversal e lúdica.


O projeto Biomade participa com a educação ambiental visitando as comunidades para repassar informações sobre a biodiversidade, apresentando propostas de conservação e chamando as pessoas para contribuir com o evento através doenvolvimento comunitário. As pessoas precisam conhecer para cuidar!



Coordenação de Comunicação
Instituto Tartarugas do Delta - Projeto Biomade