Associação de Trançados da Ilha prepara coleção Biomade

O Projeto Biomade, uma realização do Instituto Tartarugas do Delta, patrocinado pela Petrobras através da Petrobras Ambiental, desenvolve atividades visando o desenvolvimento comunitário com ações educativas e econômicas sempre levando aos envolvidos nas ações a importância da preservação da fauna marinha.

E com este objetivo desde 03 de agosto as 25 artesãs da Associação de Trançados da Ilha em Parnaíba participam de oficina com a instrutora Inês Maria de Melo Sousa. A atividade prepara as artesãs para as exposições que acontecem na Festa do Bode no município de Batalha - PI, no Salão do Turismo em Brasília e para Mão de Minas em Minas Gerais locais em que a associação levará as peças da coleção Biomade valorizando a fauna marinha. 


A presidente da Associação de Trançados da Ilha, Serrate Maria Sousa Gonçalves, garante que fazer produtos com estrela do mar, golfinho, cavalo-marinho é um desafio gratificante. “É um desafio mesmo! Uma oportunidade diferente que a gente sabe que vai dar certo e que a associação vai ter retorno positivo.”

Inês de Melo, artífice a mais de 30 anos, traça as peças com a equipe do projeto Biomade e se une as ações de preservação ambiental. “É um projeto maravilhoso porque quando um artista lança um produto valorizando o que tem na sua região, como é o Biomade, que une artesanato e meio ambiente, agregando valor ao produto e ao artista, todos ganhamos, principalmente a região”.

As oficinas prosseguem até o final de agosto e em setembro a coleção Biomade chega às feiras regionais e nacionais mostrando produtos feitos do linho da carnaúba e a fauna do Delta.