Mulher dá à luz dentro de ônibus em Parnaíba


Mulher dá à luz dentro de ônibus em parto de 20 minutos realizado pelo Samu no litoral Piauí.

Cibele faria apenas um exame, mas sentiu as contrações do parto dentro do ônibus.


Uma rápida viagem de ônibus para a realização de um exame terminou com um parto realizado às pressas entre as cidades de Cajueiro da Praia e Parnaíba, litoral do Piauí, na manhã desta quarta-feira (18). Cibele Paulino da Silva seguia para Parnaíba, onde faria um exame, mas sentiu as contrações do parto dentro do ônibus e sequer teve tempo de chegar ao hospital.

Paulo José, coordenador do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Parnaíba, disse que recebeu o chamado pouco depois das 7h. O motorista queria procurar um hospital, mas não houve tempo, a criança, uma menina, nasceu dentro do ônibus, na porta do Samu.

Mãe deu à luz dentro de ônibus com ajuda do Samu no Piauí. — Foto: Arquivo pessoal


“Eu só soube depois que era uma menina, foi tudo tão rápido, tão lindo, tão emocionante, que nem vi direito, só queríamos resolver logo a situação”, descreveu Paulo, que é técnico em radiologia e há três anos coordena o Samu.

Ele disse que os partos rápidos como os de Cibele são mais comuns no segundo parto, quando a mãe já deu à luz antes. Este é o caso da jovem.

Paulo disse ainda que a mãe, completamente despreparada para o momento, sequer havia levado documentos ou roupinhas para a filha. Todo o material de urgência foi obtido pelos profissionais do Samu e do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde, após o parto, para onde ela foi levada.

“Agora ela está bem, com a filha. Ela nem imaginava, não trouxe nada, mas deu tudo certo. Vai ficar com a filha no hospital para receber os cuidados necessárias, mas tanto ela quanto a filha estão saudáveis”, contou ele.



Criança nasceu saudável dentro de ônibus no Piauí — Foto: Arquivo pessoal


Por Maria Romero/G1 PI