WELLINGTON EM QUEDA LIVRE

OUTRA PESQUISA: DATA AZ APONTA TENDÊNCIA SEGUNDO TURNO E MOSTRA PETISTA COM APENAS 36,96% DE INTENÇÃO E REJEIÇÃO DE 24,24%

Pesquisa mostra que Wellington concentra a maior parte da rejeição do eleitor e que já não é mais um candidato "imbatível" (foto: Marcos Melo | politicaDinamica.com)

Publicada nesta quarta-feira no Jornal O Dia, a mais recente pesquisa do Instituto DATA AZ mostra uma tendência forte de 2º turno na disputa de governador do Piauí.

Os números mostram que Wellington Dias (PT) está com 36,96% das intenções de voto, mas já se afasta do patamar seguro de 40%. No último mês de março, o mesmo Instituto DataAZ divulgou pesquisa estadual (Nº PI-04473/2018) em que o petista aparecia com 42,42% das intenções de voto em pesquisa estimulada.

Essa é a primeira pesquisa DataAZ realizada em todo o estado depois da Operação Topique, que investiga superfaturamento nos pagamentos do transporte escolar no Governo do Estado e em prefeituras do PT (foto: Marcos Melo | PoliticaDinamica.com)

Na pesquisa atual, Dr. Pessoa (SD) aparece em 2º lugar, com 18,16%. Luciano Nunes (PSDB) vem com 8,4%. Em quarto lugar, Elmano Ferrer (PODE) com 4,8%. Valter Alencar (PSC) soma 1,68%.

Dr. Pessoa aparece em segundo lugar na pesquisa, nos bastidores o perfil popular é tido como sua maior vantagem sobre Wellington Dias (foto: Jailson Soares | politicaDinamica.com)

Com menos de um ponto percentual, Luciane Santos (PSTU) aparece com 0,8%; Sueli Rodrigues (PSOL) tem 0,48%; Fábio Sérvio (PSL), 0,4%; Lourdes Melo (PCO) também 0,4%; e Romualdo Seno (DC) pontua com apenas 0,24%.

Luciano segue agenda intensa de adesões no interior e aparece em terceiro lugar na pesquisa DataAZ (foto: Jailson Soares | PoliticaDinamica.com)

Não sabem ou não quiseram opinar 14,24% dos eleitores entrevistados. Votariam em nenhum, em branco ou nulo 13,44%.


REJEIÇÃO

Wellington Dias dispara nos números de rejeição do eleitorado. O petista soma 24,24% de eleitores que não votariam nele de jeito nenhum. O número é quatro vezes maior que o percentual do Dr. pessoa, que soma 5,08%.

Elmano tem rejeição de 4,16%; Luciano Nunes, 3,44%; e Lourdes Melo tem 2,24% de rejeição. Os eleitores que não rejeitam nenhum dos candidatos somam 59,76%.
MAL AVALIADO

Segundo a pesquisa DataAZ, a gestão de Wellington Dias em seu terceiro mandato é mal avaliada por quase um terço da população. Os conceitos de “ruim” e “péssimo” somam 30,48% contra 28,96% de “bom” e “ótimo”.


FICHA TÉCNICA

A pesquisa DataAZ foi registrada no TSE com o Nº PI-01161/2018. A margem de erro é de 2,77% para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95% Foram realizadas 1250 entrevistas presenciais.