terça-feira, 28 de agosto de 2018

Propaganda irregular pró-Wellington no Twitter segue rendendo: sites repercurtem e oposição denuncia manipulação


O episódio envolvendo a contratação de influenciadores digitais para elogiar petistas, dentre eles, o governador Wellington Dias (PT), nas redes sociais, parece estar longe de acabar. No último final de semana, o Portal AZ revelou que twitteiros de várias partes do país (e até do mundo), estão sendo comprados para elogiarem o governo de Wellington Dias, mesmo sem conhecer pessoalmente o governador e sequer onde fica o Piauí.

Segundo resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), “é vedada a veiculação de qualquer tipo de propaganda eleitoral paga na internet, excetuado o impulsionamento de conteúdos, desde que identificado como tal e contratado exclusivamente por partidos, coligações e candidatos e seus representantes”. 
O desrespeito à regra pode levar à imposição de multa de até R$ 30 mil.

Na tarde do domingo (26), o assunto ficou entre os mais comentados no Twitter, indo parar nos Trending Tropics. Além disso, a mídia nacional continua repercutindo o caso. Sites como Estadão, O Globo, Folha de São Paulo e UOL veicularam matérias falando sobre a influenciadora digital que acusa a agência de publicidade irregular para o PT.


A ação foi denunciada pela influenciadora digital Paula Holanda. Ela disse em seu Twitter que foi procurada por uma representante de uma agência de marketing digital, a Lajoy. Paula publicou suposto briefing em que uma pessoa chamada Isabella Bomtempo, da agência, convidou-a para participar de ação “de militância política para a esquerda” e não de cunho partidário. No trecho divulgado por Paula não havia menção a pagamentos. Ela aceitou participar.

“A primeira pauta foi sobre a Gleisi Hoffmann. Acompanhei o caso dela e ele ilustra bem a perseguição partidária, bem como a prisão do Lula, que foi, sim, de cunho político. Me pareceu uma pauta muito justa, então eu fiz o tuíte sem resistência.”

Em outro tuíte, ela disse: “A segunda pauta foi sobre o Luiz Marinho. Parte da minha família mora em São Paulo, então a agenda paulista me interessa.”. Mas, na terceira vez, Paula desconfiou que o cliente seria o PT e a ação seria dissimulada e se recusou. “Minha desconfiança explodiu hoje, na terceira pauta, sobre o governador petista do Piauí, Wellington Dias.”

A partir da denúncia, postagens de outros influenciadores digitais foram expostas nas redes – vários deles com comentários elogiosos a Dias. Imediatamente, as postagens se transformaram em motivo de piada – principalmente pelo fato de muitos deles nunca terem visitado o Piauí.
Um influenciador digital, que pediu para não se identificar, recebeu uma mensagem parecida com a de Paula. Mas, neste caso, a agência deixava claro que a ação era pró-PT e haveria pagamento de “R$1.500 por mês por entrega de um conteúdo por dia”.

Com informações do Estadão


Oposição aponta manipulação da opinião pública
Concorrente do petista na disputa pela sucessão estadual, o candidato do PSDB, Luciano Nunes, informou ao Portal AZ durante ato de campanha na manhã desta segunda-feira (18), que sua assessoria jurídica já tomou às providências e denunciou o caso à justiça eleitoral.
“É uma denúncia gravíssima e que a nossa assessoria jurídica já tomou providências, nossa parte estamos fazendo e acionando a justiça eleitoral”, disse.
O tucano vê ainda uma competição desigual, uma vez que o candidato à reeleição tenta manipular a opinião pública com o uso de capital financeiro.
“É o uso de dinheiro não contabilizado, compra de influenciadores, ou seja, pessoas que podem influenciar outras nas redes sociais, tudo isso são ações proibidas de acordo com a justiça eleitoral e queremos que seja apurado”, declarou.
O PT já se manifestou através de nota enviada à redação do Portal AZ, onde informa que esta não é uma atividade organizada pela campanha e que trata-se de “um movimento nacional, que simpatiza com a esquerda e com o Partido dos Trabalhadores. O governador Wellington foi incluído de alguma forma por fazer parte deste contexto”, diz a nota.
*Colaboração de Lucas Sousa
Fonte: Portal AZ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião. Ela é muito importante para nós...