Hospital recebe equipamento de raio-x digital e material de fisioterapia

Com apoio de Ciro Nogueira, municípios do Piauí recebem mais de R$ 85 milhões para manter serviços de saúde


Estão liberados recursos de mais de R$ 85 milhões para que 216 dos 224 municípios do Piauí cuidem melhor da saúde de seus moradores. A liberação desses recursos pelo Ministério da Saúde decorre de uma ação parlamentar do senador Ciro Nogueira, cujo esforço se deu no sentido de garantir que houvesse um aporte financeiro capaz de assegurar a manutenção de unidades de saúde básica ou especializada que integrem o Sistema Único de Saúde, ou seja, para fazer funcionar unidades de saúde, com procedimentos ambulatoriais de consultas e exames.
Os recursos prestam-se ainda a manter melhores serviços de saúde de baixa, média e alta complexidade, constituindo-se em ferramenta para que haja mais qualidade no atendimento médico-hospitalar e ambulatorial das pessoas em suas comunidades.
Conforme as normas do Ministério da Saúde, o recurso liberado agora não pode ser utilizado em obras de reformas em unidades básicas de saúde, nem para aquisição de medicamentos. Para essas duas ações existem dotações orçamentárias próprias.
Ao falar sobre a liberação dos recursos para 216 municípios do Piauí, Ciro Nogueira disse que isso representa bem mais que o valor financeiro que chega às Prefeituras. “É qualidade de vida, em resumo, porque há mais condições de as pessoas terem um atendimento médico mais eficiente e perto de onde elas vivem”, destaca.
Foram contemplados municípios de todos os 11 territórios de desenvolvimento do Estado, o que assegura uma ampla assistência em saúde básica.



Segundo o Secretário de Saúde de Luis Correia, o Dr. Pedro Junior, esses recursos tem assegurado a aquisição de equipamentos importantes como o Raio-x e material de fisioterapia que vão trazer muitos benefícios para  a população.

"... nosso serviço de raio-x estava parado há muitos anos e agora graças a esses recursos destinados a Luis Correia pelo Senador Ciro Nogueira vamos poder novamente oferecer à população novos exames, que até então só eram possível serem realizados em Parnaíba...", disse o secretário.