Jovem que caiu de ponte ao tirar selfie diz que percebeu rachadura e alertou amigas

A Prefeitura de Castelo do Piauí informou que a ponte é de responsabilidade do Governo Federal. O G1 procurou o Ministério dos Transportes e aguarda posicionamento.

Jovem caiu com as amigas da ponte durante selfie (Foto: Catarina Costa/G1 PI)


A jovem Valéria Alves Ferreira, de 22 anos, contou ao G1 que percebeu e alertou as amigas que a estrutura da lateral da ponte estava rachada. Mesmo assim elas decidiram ficar no local para tirar uma selfie. Ela e duas amigas adolescentes tiveram fraturas após cair da altura de 10 metros na localidade Xinguara, zona rural de Castelo do Piauí, Norte do estado, no domingo (22).

"Na hora que eu subi, percebi que dessa vez a estrutura estava rachada. Eu ainda alertei as meninas, tiramos a selfie e depois não vi mais nada, somente o meu pai quando acordei. Outro amigo também iria tirar foto no mesmo lugar, mas a estrutura desabou", contou a jovem.



Adolescentes ficaram feridas ao cair de ponte durante selfie em Castelo do Piauí (Foto: Divulgação/Polícia Civil)


O local onde aconteceu o acidente é uma ponte sobre o rio Cais, que divide Castelo do Piauí e Buriti dos Montes, e a pista não possui saída lateral, apenas plataformas que os moradores chamam de "orelhas". Elas contaram que costumam ir ao local com frequência e que estavam no lugar para ver o rio.


Na plataforma que desabou, as jovens contou que as pessoas se abrigam quando o trem passa na ferrovia. Na foto acima, divulgada pela Polícia Civil, é possível ver as adolescentes próximas ao ponto que desabou.


Estado de saúde
Valéria fraturou a perna e passou por cirurgia no Hospital de Urgência de Teresina (HUT). Para ela, a queda foi um grande susto e agradeceu a Deus por não ter sofrido algo mais grave.


"Ela nasceu de novo. Nunca imaginei que isso iria acontecer, porque sempre andamos por ali e nunca aconteceu nada. Dessa vez, nós estávamos na festa de aniversário de um amigo e a minha filha saiu com as amigas para tirar foto, quando uma pessoa veio correndo para avisar que a parte da ponte tinha desabado com elas", declarou a mãe da jovem, Neide Alves Lima.



Adolescente de 15 anos agradeceu populares que a socorreram (Foto: Catarina Costa/G1 PI)


Já a adolescente de 15 anos comentou que não iria tirar a foto, mas por insistência de uma amiga subiu na plataforma. Ela também revelou ter visto a estrutura rachada e não achou arriscado subir, porque tinha o costume de tirar foto no local.


"Logo depois que Valéria subiu a estrutura desabou. Não lembro mais de nada, só das pessoas ao nosso redor depois da queda. Queria agradecer a todos que nos ajudaram e nos socorreram", declarou a adolescente, que também sofreu fratura exposta na perna.


A Prefeitura de Castelo do Piauí informou que a ponte é de responsabilidade do Governo Federal. O G1 procurou o Ministério dos Transportes e aguarda posicionamento.



Diretor do HUT destacou que jovens tiveram sorte durante queda (Foto: Catarina Costa/G1 PI)


Segundo o diretor HUT, Gilberto Albuquerque, as jovens chegaram na unidade com politraumas (vários traumas pelo corpo). A terceira adolescente, de 16 anos, teve fratura perto do calcanhar esquerdo e deve passar por cirurgia nesta segunda-feira (23).


"Elas tiveram sorte de ter caído na lama, o que evitou outras complicações mais graves", destacou.


Fonte: G1 PI