2° caso registrado em uma semana: Homem de 34 anos morre afogado no Rio Pirangi em Cocal




No inicio da tarde desta quinta-feira (12/04), mais uma morte por afogamento foi registrada no Rio Pirangi, na altura da localidade Capiberibe, por trás do antigo Colégio Agrícola, zona rural de Cocal, município da região Norte do Piauí. A vitima desta vez foi Genivaldo de Sousa Benício, conhecido popularmente como "Pardal", de 34 anos.



Genivaldo, o "Pardal", era muito conhecido na cidade por, durante a sua infância, ter trabalho como vendedor de "pastéis de farofa" na porta da escola José Basson. Ultimamente ele vinha sofrendo com o alcoolismo.

Esse é o segundo caso registrado em um intervalo de apenas três dias. O primeiro afogamento aconteceu no inicio da tarde de segunda-feira (09/04), na qual teve como vitima o lanterneiro e pintor de automóveis, Francisco José de Carvalho, de 45 anos, conhecido popularmente como 'Francimar' ou 'Alemão' . Alemão foi resgatado no inicio da manhã do dia seguinte.





O segundo afogamento aconteceu com as mesmas características do primeiro, a vitima, sob efeito de bebida alcoólica resolveu dar um mergulho, quando testemunhas perceberam que o mesmo foi levado pela correnteza.





Equipes da Guarda Municipal, Departamento Municipal de Trânsito (Dmtrans), Polícia Militar e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), estiveram no local para prevenir outro possível incidente, haja vista que muitos curiosos se aglomeraram no entorno, precisamente às margens do rio que está muito cheio e com forte escoamento.





O Corpo de Bombeiros chegou a ser acionado, mas informou que todo o efetivo da corporação se encontra no município de José de Freitas, empenhada na retirada de famílias residentes nos arredores da Barragem do Bezerro e também na contenção de três pontos de infiltração da referida represa, que corre risco de rompimento, deixando oito cidades vizinhas em alerta. Disseram que, possivelmente, uma equipe se deslocaria para Cocal na manhã desta sexta-feira (13), para os trabalhos de resgate.





Diante da situação, populares e amigos da vitima se mobilizaram e realizaram os trabalhos de busca conseguindo localizar o corpo ao final da tarde, entretanto, não lograram êxito em retirá-lo das águas em virtude da forte correnteza e da intensa chuva.