CODEVASF promove cursos de capacitação em cidades do litoral do Piauí



Além de sempre está promovendo o desenvolvimento sustentável nos mais diversos segmentos que atua, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do são Francisco e do Parnaíba (CODEVASF), também promove a capacitação, seja de agricultores, técnicos ou estudantes. Por meio do seu Escritório de Apoio Técnico de Parnaíba (EPA), a companhia está promovendo cursos de capacitação em cidades do norte do Piauí.

Durante os meses de fevereiro, março e abril, serão ministrados cursos para estudantes universitários, técnicos de instituições públicas e privadas e para profissionais que atuam na aquicultura e na piscicultura. Os cursos vão desde ‘Como licenciar um projeto de aquicultura no Piauí, o passo a passo’ até ‘Organização administrativo – financeiro de unidade de piscicultura’.

Ao todo serão ofertados três cursos, o primeiro aconteceu na última quarta-feira (21), no município de Luís Correia Litoral do Piauí, o curso teve como tema: ‘Avaliação e cálculo de ração para piscicultura’. No local foram esclarecidas dúvidas como: Qual tipo de ração o peixe consumirá? Qual horário de arraçoamento, como calcular a quantidade de ração a ser ofertada, dentre outros, esse curso foi ministrado pelo Chefe do Escritório de Apoio Técnico de Parnaíba, Rafson Varela.

Atualmente a piscicultura se destaca como um setor em crescente expansão dentro do agronegócio brasileiro, e com isso precisa de profissionais capacitados para lidar com essa atividade que trata de um alimento a cada dia mais demandado pela população, pelos nutrientes oferecidos pela carne branca oriunda do peixe.

“A aquicultura brasileira caminha para ser a nova fronteira do agronegócio e da agricultura familiar. Essa atividade é capaz de produzir um quilo de proteína nobre com o menor uso de água e de ração, além de despontar os maiores índices de produtividade por área. Desta forma, a aquicultura encontra-se apta para atender à crescente demanda da população mundial por alimentos”, destaca Rafson varela.

O próximo curso terá como tema ‘Como licenciar um projeto de aquicultura no Piauí’ e acontecerá no dia 15 de março na cidade de Parnaíba na estação de piscicultura da Universidade Federal do Piauí (UFPI). O Curso voltado para o licenciamento de projetos de aquicultura no Piauí visa repassar aos participantes as etapas para um empreendimento aquícola obter a sua regulamentação ambiental junto a SEMAR. Segundo o diagnóstico da Secretária Estadual de Desenvolvimento Rural 49 % do território piauienses encontra-se apto para desenvolver a aquicultura.

As inscrições para esses cursos podem ser feitas na sede do escritório de apoio técnico da Codevasf, na Rua Tabajara, Nº 1557, Bairro Nossa Senhora de Fátima ou pelo telefone 3322-4034.

Abaixo segue a programação completa dos cursos nos meses de março e abril.

Tema: Como licenciar um projeto de aquicultura no Piauí “o passo a passo”?
Data: 15 março de 2018
Horário: Das 08h:30min às 12h:30min, e das 13h:30min às 17h:30min
Local: Parnaíba - Estação de Piscicultura da UFPI

Tema: Organização administrativo - financeiro de unidade de piscicultura
Data: 12 abril de 2018
Horário: Das 08h:30min às 12h:30min
Local: Parnaíba - Estação de Piscicultura da UFPI.

_________________________________________________________________________________



Esse curso aconteceu na última quarta-feira (21), no município de Luís Correia Litoral do Piauí, o curso teve como tema: ‘Avaliação e cálculo de ração para piscicultura’. No local foram esclarecidas dúvidas como: Qual tipo de ração o peixe consumirá? Qual horário de arraçoamento, como calcular a quantidade de ração a ser ofertada, dentre outros, esse curso foi ministrado pelo Chefe do Escritório de Apoio Técnico de Parnaíba, Rafson Varela.