Homem usava os filhos de 10 e 12 anos para furtar carros no litoral

Com uso de um bloqueador de alarme veicular acionado pelos filhos, Vandilson furtava os objetos de dentro do veículo após o dono se afastar.


Equipes da Polícia Civil, compostas por investigadores da Delegacia de Crimes Contra o Patrimônio (DEPATRI), Delegacia de Homicídios/Tráfico/Latrocínio e Núcleo de Inteligência, todos da cidade de Parnaíba, realizaram a prisão em flagrante do indivíduo identificado por Vandílson Rodrigues Sales Sousa, no início da tarde de hoje (26/05), nas imediações da Caixa Econômica Federal da Avenida Pinheiro Machado.


Vandílson foi flagrado aliciando seus dois filhos menores, de 10 e 12 anos, utilizando as crianças para subtrair pertences de automóveis estacionados nas imediações da agência bancária.


Sousa já estava sendo monitorado pelos investigadores há alguns dias; pois já havia sido visualizado por câmeras de seguranças de um mercantil em Luís Correia, ocasião em que também se utilizou dos filhos para subtrair um notebook do interior de um automóvel estacionado.

O “modus operandi” de Valdilson era utilizar um bloqueador de alarme veicular, um dispositivo que impede o travamento do automóvel quando acionado, ou seja, o motorista do veículo acionava o controle; mas o carro não travava, pois um dos menores estava ao lado utilizando o bloqueador, aguardando o motorista se afastar para entrar no veículo e subtrair os pertences.


Vandilson tem uma extensa ficha criminal, já tendo passagem por tráfico de drogas, latrocínio, homicídio, furto qualificado, roubo a estabelecimentos bancários e outros crimes, sendo um indivíduo de alta periculosidade. Domiciliado em Teresina, Vandílson residia atualmente na Ilha Grande de Santa Izabel, em Parnaíba.


Com Vandílson foi encontrado o notebook subtraído em Luís Correia, bem como uma pequena porção de maconha apreendida no interior do automóvel utilizado no crime, um Fiat Doblô, placa NHU 7475, e produtos objeto de receptação.

Conduzido para a Central de Flagrantes de Parnaíba, o indivíduo foi autuado pelo Delegado Eduardo Aquino, como incurso nos crimes de tentativa de furto, corrupção de menores, direção sem habilitação e porte de drogas para consumo pessoal.


A Polícia Civil recomenda que a população tome cautelas básicas ao estacionar seus automóveis, conferindo a trava da porta após acionar o controle, inibindo a ação de criminosos, e aproveita a oportunidade para promover uma nova ferramenta para denúncias anônimas criadas pelos investigadores do Núcleo de Inteligência da Planície Litorânea, facilitando a interação entre a população e a Polícia Civil.



Por Daniel Santos/PCN