Solenidade alusiva ao 194ª aniversário da adesão do Piauí a Independência do Brasil

Parnaíba é considerada a cidade berço da independência do Brasil em solo piauiense.


Monumento a Adesão do Piauí à Independência do Brasil, na Praça da Graça, em Parnaíba.

Nesta quarta-feira (19), em alusão a uma das datas decisivas no processo da independência do Piauí, será realizada solenidade Cívico-Militar em Homenagem aos Heróis do 19 de outubro de 1822, às 7h30, em frente ao Monumento a Adesão do Piauí a Independência do Brasil, na Praça da Graça, Centro Parnaíba. Logo a seguir, às 8h, a programação será na Catedral de Nossa Senhora da Graça, também no Centro da cidade, onde haverá uma cerimônia de Ação de Graças.


O Dia do Piauí, 19 de outubro (Lei nº 176/1935) – O ato de adesão do Piauí a Independência do Brasil foi realizado na Praça da Graça, em Parnaíba, onde se encontra erigido o Monumento à Independência, a poucos metros da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Graça e da Câmara Municipal. Em solo piauiense a proclamação foi proferida, um mês e 12 dias depois, por vultos ainda hoje festejados como Simplício Dias da Silva, Joao Cândido de Deus e Silva e outros entusiastas da causa brasileira, desencadeando a reação lusitana que resultou em batalhas sangrentas, sendo a Batalha do Jenipapo a mais conhecida, ocorrida a 13 de março de 1823, no município de Campo Maior.


Para comemorar o centenário desta importante data, foi erigido o Monumento à Independência do Piauí, na Praça de Nossa Senhora da Divina Graça (Praça da Graça), em Parnaíba onde anualmente é feita a solenidade comemorativa. O monumento marca O local exato onde os independentes, fizeram o pronunciamento da Independência, em 19 de outubro de 1822, o Dia do Piauí.


Por José Wilson | Jornal da Parnaíba