Dona do melhor pastel do Brasil quer montar 'delivery' de comida regional

Isabel Cristina faturou o prêmio no programa Mais Você, da Rede Globo. Pastel de Carne de Sol com Banana desbancou mais de 1 mil receitas.


Ana Maria Braga e Isabel durante vitória (Foto: Ivo Madoglio/TV Globo)

Isabel Cristina deixou o artesanato e as produções de festas infantis para se dedicar à culinária. Ela nem sabia, mas a decisão tomada há 25 anos trouxe um sabor especial. Aos 61 anos, ela comemora o título de idealizadora do melhor pastel do Brasil, conquistado no programa Mais Você, da Rede Globo. A piauiense natural de Barras agora sonha em colocar um serviço ‘delivery’ de comida regional.

Foram quatro etapas até o Pastel de Carne de Sol com Banana ser coroado o melhor do país. Isabel desbancou mais de 1 mil inscritos no concurso. Na final realizada na quinta-feira (27), o pastel com recheio piauiense agradou o paladar do júri formado por chefs de renome nacional: Ana Luiza Trajano, Flávia Marioto e Carlos Ribeiro.

Para o Rio de Janeiro ela levou todos os ingredientes genuinamente piauienses: carne de sol, manteiga de garrafa, pimenta de cheiro e macaxeira, o grande segredo do prato. Uma mistura que fez sucesso com os jurados e aos degustadores.

Isabel deixou de trabalhar com artesanato para cozinhar (Foto: Beto Marques/G1)

“Meu fraco é a cozinha. Amo cozinhar. O prêmio é uma consequência disso e tenho muito no que investir. Penso em colocar um delivery de comida regional, pois Teresina está carente deste serviço”, visualiza a vencedora do melhor pastel do Brasil.

A receita surgiu de uma adaptação do tradicional escondidinho de carne de sol gratinado. Ao assistir o programa, no último dia para efetuar as inscrições, Isabel tratou logo de escrever num papel os ingredientes que iria usar. A receita, segundo ela, foi planejada com base no seu conhecimento diário e regional. Não houve tempo para testes. Após a inscrição realizada, os filhos e noras de Isabel experimentaram o pastel e aprovaram.

“Eu gosto de inventar. Nunca havia feito a receita do pastel. Coloquei a banana, pois estão descobrindo o sabor agridoce em diversos pratos. Já fui fazer a inscrição no último dia, sem testar o pastel, somente com os conhecimentos que eu tinha e com uma breve pesquisa”, disse.

Asylan, filho de Isabel, ganha de presente, em seu aniversário, torta de frango (Foto: Beto Marques/G1)


Ela não tem cursos de culinária e nem é especialista em pastel como os outros finalistas do concurso. Mas o amor que ela põe em tudo que faz e a vontade de criar novas receitas foi o grande diferencial. “Embora eu seja amadora, vivo constantemente estudando culinária. Tudo que eu sabia de técnica eu coloquei na receita”, destacou.

Ninguém mexe na cozinha e no tempero dos pratos criados por Isabel. A cada aniversário, o Ayslan Evangelista é presenteado com os sabores da mãe. “Meu melhor presente de aniversário é a torta de frango dela. Não existe nada igual. Às vezes, se vem alguém trabalhar em casa como doméstica, ela não deixa que a pessoa cozinhe”, falou.

O Pastel de Carne de Sol com Banana disputou a final com o Pastel Empanado de Frios da Jamile e com o Pastel de Camarão do Nelson. Isabel e Jamile ficaram empatadas no número de votos e o vencedor foi decidido pela chef Ana Luiza Trajano, escolhida por sorteio.



Beto MarquesDo G1 PI