Estudantes de Luís Correia participam de Mostra Cultural do Litoral

Apresentações da Mostra Cultural do Litoral (Foto:Ascom Secult)
Pelo menos 145 estudantes de três escolas de Luís Correia participaram, na última semana, de uma série de oficinas levadas pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult) ao município. 

Os alunos participaram das oficinas de teatro, dança e de DJ, realizadas nas unidades escolares José Cristiano Neto, Eliana Soares e Pinheiro Machado. Os resultados foram apresentados no sábado (11), durante a Mostra Cultural do Litoral, na Praça Núbia Sueli. A oficina de dança foi ministrada pelos professores Diego Silva e Mila Santos, da Companhia de Dança Luiz Filho. 

Quem abriu as apresentações da escola foi a aluna Clara Rodrigues da Silva, que apresentou o balé “Boneca de Máscara”, com coreografia de Wil Ferreira. Já, os demais alunos que participaram da oficina dançaram um xote, ao som de Luiz Gonzaga. 

Os alunos da oficina de teatro, ministrada por Sérgio Andrade, apresentaram a peça “Xico Rosa”, texto de Vagner José, baseado no poema de Hermes Vieira, escritor piauiense. Pelo menos 27 alunos participaram dessa oficina, mas somente 15 se apresentaram. 

Da oficina de DJ, seis alunos subiram ao palco sob o comando do DJ Emerson, que ensinou, durante a semana, noções de mixagem e outros conceitos. Para a diretora da Unidade de Articulação Cultural da Secult, Bid Lima, as apresentações mostraram o potencial artístico dos participantes. “Vocês mostraram o que aprenderam e o que tem de melhor. Agradeço aos professores que trabalharam durante a semana levando novos conhecimentos para esses alunos. Decidimos trazer esse projeto foram do período de festividades e foi um sucesso”, diz Bid Lima. 

A secretária de Educação do município, Jalma de Sousa, destaca os resultados positivos das oficinas e da mostra cultural. “Recebemos esse projeto com muito carinho, selecionamos as escolas e os alunos participaram ativamente. Para eles, foi uma grande novidade. Esperamos que nossa cidade possa receber mais eventos assim”, completa Jalma.

Após a apresentação dos alunos, teve shows com Higo Sousa, seguido da banda Xote de Primeira. A Mostra Cultural do Litoral é uma realização da Secult, por meio de emenda parlamentar do deputado estadual Gessivaldo Isaías, com apoio da prefeitura de Luís Correia, Secretaria Municipal de Educação e Companhia de Dança Luiz Filho.