Projeto Pesca Solidária leva Educação Ambiental para às comunidades.





Nos últimos dois anos, o Projeto Pesca Solidária, patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Socioambiental, executado pela Comissão Ilha Ativa (CIA), desenvolveu inúmeras ações de Educação Ambiental (EA) nos municípios e comunidades envoltas ao estuário dos rios Timonha e Ubatuba. Com perspectivas de sensibilização e mudanças de hábitos, as atividades envolveram os mais diversos grupos sociais e faixas etárias.

“Tivemos o cuidado de planejar ações que pudessem não só atingir os cidadãos com as propostas ambientalistas da EA, mas que cada um pudesse ser um agente ativo transformador, capaz de propagar as boas ideias e ações.

Por isso incluímos formações de multiplicadores ambientais e capacitações para docentes das inúmeras escolas apoiadoras do Projeto”, declara Ana Brandão, coordenadora de Educação Ambiental do Pesca Solidária.

Mais de 70 professores das redes de ensino municipais/estaduais dos municípios de Barroquinha e Chaval no estado do Ceará e Cajueiro da Praia no Piauí, tiveram a oportunidades de complementar sua formação através de capacitações que levaram aos profissionais diversas ferramentas que podem
auxiliá-los em sala de aula, quando da exposição de conteúdos relacionados ao meio ambiente. Dentre elas, contação de história, o uso de fotografias e os jogos lúdicos educativos feitos a partir de materiais reutilizados, afim de despertar os estudantes sobre as degradações da imagem natural pelas ações humanas e a possibilidade de aprendizado divertido, respectivamente.

ascom