Zé Filho tem 37%, Wellington Dias 33%, e Mão Santa 7%, diz pesquisa Credibilidade

Pesquisa realizada nos 12 municípios que compõem a Planície Litorânea do Piauí mostra vantagem do governador
 
Pesquisa feita pelo Instituto Credibilidade, divulgada na rádio liderança FM de Parnaíba, mostra que o governador Zé Filho (PMDB) está com 37% das intenções de voto pela corrida ao governo do estado, seguido de Wellington Dias (PT), com 33%, e Mão Santa (PSC), com 7%, em levantamento feito nos municípios que compõem a região da Planície Litorânea Piauiense.
 
Esta foi a última pesquisa realizada antes de começar o programa eleitoral no rádio e na TV. O percentual de entrevistados que disseram não saber em quem votar ou que não responderam foi de 16%, o número ainda é superior às intenções para o candidato Mão Santa.
A pesquisa mostra a preferência do eleitorado do litoral piauiense pelo atual governador. Zé Filho é natural de Parnaíba e já foi prefeito do município, o segundo maior do estado. Wellington Dias, que tem a preferência no resto do estado, viu suas intenções de votos caírem nas últimas semanas na sua região.
 
Veja os números do Credibilidade para a pesquisa estimulada (em que a relação dos candidatos é apresentada ao entrevistado):
Zé Filho (PMDB) 37,88% 
Wellington Dias (PT) 33,25%
Não Sabe/Não Opinou 16,50%
Mão Santa (PSC) 7,75%
Nenhum/Nulo/Branco 4,25%
Neto Sambaíba (PEN) 0,25%
Maklandel Aquino (PSOL) 0,12%
Daniel Solon (PSTU) 0,00%
Lourdes Melo (PCO) 0,00%
 
Segundo Turno, rejeição e aprovação
Numa possível disputa de segundo turno entre Zé Filho e Wellington Dias, o governador teve 39% das intenções de votos de voto na região, enquanto o senador petista teve 37%. 
Quando questionados em quem não votariam, 20% disseram Mão Santa, Wellington Dias 14% e Zé Filho 12%.  

50% afirmaram que aprovam a gestão do atual governador, 28% desaprova e 21% não quis opinar ou não sabia.
 
Pesquisa
O levantamento do Instituto Credibilidade ouviu 800 eleitores em 12 municípios nos dias 15, 16 e 17 de agosto. A margem de erro é de 3.46 pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número PI-00088/2014. Foram feitas coletas de dados nos municípios: Luiz Correia, Parnaíba, Joaquim Pires, Murici dos Portelas, Caraúbas do Piauí, Ilha Grande, Caxingó, Cajueiro da Praia, Bom Principio do Piauí, Buriti dos Lopes, Cocal dos Alves e Cocal.
 
Wellington Dias tem caído e Zé Filho conquista votos
Os números divulgados, comparados com outras três pesquisas realizadas e divulgadas nos últimos 20 dias, mostram uma evolução do candidato Zé Filho (PMDB) em relação aos seus principais adversários. Comparados os números dos Institutos Amostragem, Vox Populi, Ibope e Credibilidade, o governador cresceu 12%. Já no caso do senador Wellington Dias (PT) houve uma queda de 9%, se forem considerados os mesmos números em análise, dentro do mesmo período. Quanto ao ex-senador Mão Santa (PSC) e também candidato ao governo, ele caiu 4%.
 
Última pesquisa estadual
Divulgada dia 18 de agosto a pesquisa do Instituto Credibilidade Wellington Dias (PT) aparece com 44% das intenções de voto, Zé Filho (PMDB) chega ao patamar de 26% e Mão Santa cai para 8%. O levantamento ouviu ao todo 1.068 pessoas. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo PI-0085 / 2014. O grau de confiança do levantamento é de 95%. E a margem de erro é de 3% para mais ou para menos.
 
Eleição para Senador
No levantamento para os candidatos ao Senado, o ex-governador Wilson Martins (PSB) obteve 39% das intenções de voto, seguido pelo ex-prefeito de Teresina, Elmano Férrer (PTB), que teve 18%. 30% dos entrevistados afirmaram que ainda não sabem ou não opinaram sobre o candidato que devem votar. 
 
Levantamento para deputado federal e estadual
Na disputa para a Câmara Federal, 4,12% afirmam que vão votar no deputado federal Júlio César, 2,62% em Iracema Portella, 2,5% em Marcelo Castro, 2,5% em Assis Carvalho. Os demais candidatos pontuaram menos de 2% e 76% dos entrevistados não sabem ou não preferiam opinar.
 
63% dos entrevistados afirmaram que não sabem em quem vão votar ou preferiam não opinar. 10% disseram que devem votar para reeleger a deputada estadual Juliana Moraes Souza (PMDB), 5,88% no deputado Tererê, 3,38% em Robert Rios, 3% em Zé Hamiltom e 2% em Hélio Isaías. Os demais candidatos tiveram menos de 1% das intenções de voto.