Parnaíba completa 307 anos de fundação nesta segunda-feira, 11 de junho

Parnaíba comemora nesta segunda-feira, 11 de junho, uma de suas três datas magnas, 307 anos de fundação da Vila Nossa Senhora de Montserrat da Parnahiba.


Ermida de Nossa Senhora de Montserrat da Parnahiba,
erguida para abrigar a imagem da primeira padroeira de Parnaíba

A história de Parnaíba, a Capital do Delta, começa dia 11 de junho do ano de 1711 com a instituição da Vila Nossa Senhora de Montserrat da Parnahiba. Cinquenta anos mais tarde no local seria criada a Vila de São João da Parnahiba, que em 14 de agosto de 1844 seria elevada à categoria de cidade.


A pequena capela de Nossa Senhora de Montserrat na Rua Duque de Caxias no centro histórico de Parnaíba foi edificada em pedras sendo concluída em 11 de junho de 1711 pelo português João Paulo Diniz, que contou com a ajuda do coronel Pedro Barbosa Leal e alguns moradores.

O local foi erguido para abrigar a imagem de Nossa Senhora de Mont Serrat vinda de Portugal, sendo considerada a primeira padroeira de Parnaíba, mas a imagem teve que ser levada para a matriz de Piracuruca, onde se encontra até hoje, por conta de ataques dos índios tremembés. A ermida hoje faz parte do patrimônio tombado pelo IPHAN


Por José Wilson | Jornal da Parnaíba