Edifícios do centro histórico de Parnaíba ameaçam desabar com as chuvas


Pelo menos uma dezena de prédios tanto públicos quanto particulares no centro histórico de Parnaíba corre risco de desabar provocando acidentes em pedestres e danos materiais em veículos devido às chuvas que têm ocorrido nas últimas semanas.


A situação mais grave está no Complexo Turístico do Porto das Barcas, atualmente em obras pelo governo do estado e que concentra armazéns antigos, lojas, oficinas e alguns restaurantes e a sede da Associação Comercial e Industrial de Parnaíba. Ali também está o deteriorado Museu Náutico.


A situação, segundo comerciantes e pedestres, é de muita cautela quando se caminha pelas calçadas destes edifícios. Com a intensidade das chuvas dos últimos dias fica difícil calcular a extensão de um acidente com um desabamento de parede em hora de grande movimento.


A maioria destes imóveis tem propriedade ignorada. São edificações muito antigas, mas que com o crescimento da cidade e a intensa atividade comercial se modificando foram abandonados virando armadilhas para quem caminha pelo centro de Parnaíba, quando não se transformam em esconderijos para marginais.


O centro histórico de Parnaíba, tombado pelo IPHAN há quase dez anos, segundo um professor que não quis ser identificado, segue a tendência de outros tantos espalhados pelo Brasil. Com a atividade comercial e de serviços ganhando espaço nos bairros, o centro está se esvaziando. “Alguns destes prédios estão com mais de oitenta anos”, disse.


Antigos pontos comerciais, escolas, residências e repartições de governo estão nesta situação de perigo. Na representação do IPHAN, instalado no Casarão de Simplício Dias, ninguém foi encontrado no final da manhã desta segunda-feira para esclarecer alguma medida sobre a segurança destes edifícios. 




Fonte: APM Notícias. Fotos: APM Notícias.