Procissão de São Francisco em Parnaíba mantém tradição





Em honra a São Francisco de Assis foi realizada grande procissão na tarde de terça-feira (04/10) com participação de cristãos e admiradores da personalidade de Giovanni di Pietro di Bernardone, chamado por seus pais de Francisco, nascido no dia cinco de julho de 1182. Em Parnaíba, na matriz de São Sebastião, a festa em honra a São Francisco, é um evento tradicional que reúne muitas pessoas.




A missão de Francisco foi viver o evangelho primitivo, quando o mundo sofria a violência esmagadora das cruzadas. Seu comportamento é um exemplo de que a adoção de virtudes e a prática da caridade transformam o modelo de pensar de uma época sem precisar as repercussões de tais ideologias.

Quanto ao turismo religioso, a festa de São Francisco acaba atraindo pessoas de diversas cidades da região em torno desta personalidade cristã. São demonstrações de fé e crença na reforma íntima que levam cristãos a participar das atividades eclesiais. Algumas pessoas realizavam orações, enquanto outras cortavam o cabelo.

A procissão representa o percurso que todo cristão deve fazer em busca da conduta mora que constitui princípios defendidos por Francisco e que resultam no amor universal. A tradicional procissão é a atividade que conclui a festa de São Francisco em Parnaíba.




Portal: CN/Por Daniel Santos