PM flagra venda de animais silvestres e 84 pássaros são resgatados no PI


Entre os animais apreendidos, havia pássaros ameaçados de extinção. Policiais soltaram os pássaros na zona rural de Teresina.

Animais são resgatados durante operação em Teresina (Foto: Divulgação/PM)

Durante uma operação realizada na manhã deste domingo (23), no Centro de Teresina, equipes da Polícia Militar e Ambiental apreenderam 84 pássaros. Conforme a polícia, dentre os animais apreendidos, havia pássaros ameaçados de extinção.

Pássaros estavam em gaiolas sem água e comida (Foto: Divulgação/PM)

As pessoas que mantinham e comercializavam os animais conseguiram fugir deixando tudo para trás. Conforme a Polícia Militar, o objetivo da ação era coibir a criação ilegal e o tráfico de animais silvestres.

Os pássaros foram encontrados em gaiolas, sendo que em muitas delas não havia comida nem água. Os animais foram devolvidos à natureza. Os policiais soltaram os pássaros na zona rural de Teresina, em local não revelado.

Crime ambiental

Configura crime ambiental o indivíduo que manter animais silvestres presos em cativeiro sem a devida autorização do órgão competente. Dependendo do caso, o autor da infração pode sofrer pena de seis meses a um ano de reclusão, além de multa, que pode se agravar ainda mais se o animal silvestre estiver em extinção.

Quem tiver informações pode denunciar o crime ambiental através do telefone do Batalhão de Polícia Ambiental no número 3225-2748.


Ellyo TeixeiraDo G1 PI