Operação da Semar apreende mais de 40 pássaros e multa criadores

Valor das multas aplicadas na operação ultrapassou a quantia de R$ 100 mil. Operação de fiscalização foi realizada durante toda a semana em Teresina.

Uma operação de fiscalização, realizada durante toda a semana em Teresina, resultou na apreensão de mais de 40 pássaros. O resultado da operação Canto Legal foi divulgado neste sábado (29) e o valor das multas aplicadas ultrapassou a quantia de R$ 100 mil.

Operação resulta na apreensão de mais de 40 pássaros (Foto: Divulgação/Semar)

A fiscalização teve como alvo criadores amadores que possuem licença ambiental do Ibama. Os fiscais foram até a casa de cada um dos criadores para verificar tanto as condições de armazenamento desses pássaros como as transações realizadas no sistema e na maioria dos casos foram encontradas irregularidades. Pássaros clandestinos, em sua maioria curiós e sabiás, foram apreendidos e encaminhados ao Centro de Triagem do Ibama e foram lavradas multas aos criadores.

Em todas as situações onde se constatou irregularidade. Os criadores foram bloqueados e terão sua situação avaliada no decorrer do processo administrativo instaurado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente. Os criadores clandestinos também estão sendo fiscalizados pela Semar para combater práticas ilegais envolvendo a fauna silvestre.

A operação foi realizada pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semar), em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Do G1 PI