Livros didáticos viram papel higiênico em depósito da prefeitura no Piauí

Material deveria ter sido distribuído para na educação de jovens e adultos. Secretário de educação afirmou que situação vem desde 2014.

Livros novos, de quase todas as disciplinas, estão abandonados em um depósito, onde também funciona uma oficina mecânica, da prefeitura de Miguel Alves, na região norte do Piauí. 

O material faz parte do Programa Nacional do Livro Didático e deveria ter sido distribuído e usado para a educação de jovens e adultos e também de estudantes com distorção de série e idade.

Segundo secretário de educação, material está no local desde 2014 (Foto: Neyara Pinheiro/TV Clube)

O secretário municipal de Educação, Jilton de França, afirmou que quando assumiu, em 2014, já encontrou os livros abandonados e que considerou que o material que estava defasado. “Os livros não são novos, os mesmo livros estão ai aguardando doação, são livros em desuso. Portanto, a prefeitura tomou a providência que é fazer um processo licitatório para ser destinado para instituição, por exemplo, que trabalha sem fins lucrativos para fazer reciclagem”, disse.

Os livros estão espalhados pelo depósito, alguns exemplares estão queimados e no banheiro existem exemplares sendo usados como papel higiênico. “Desperdício de conhecimento, porque livro é conhecimento. Então se o aluno tem a oportunidade de conhecimento, pra que deixar estragar ou ficar guardado”, afirmou a estudante Gabrielly de Melo.

Na pilha de livros foi possível identificar uma das escolas que deveriam ter recebido o material, que fica localizada na zona rural de Miguel Alves. A diretora da unidade nem sabia do material que não chegou e que agora vai ser destruído.

“Jogar fora não, nós aproveita ele de todas as formas. Doa, para outras escolas, né. É assim. Rasgar um livro, está rasgando uma história, o dinheiro do próprio aluno”, disse Maria da Conceição da Costa Moreira.

Livros didáticos estão abandonados em Miguel Alves, no Piauí (Foto: Neyara Pinheiro/TV Clube)
tópicos:

Do G1 PI