Resumo da Sessão da Câmara dos Vereadores de Luis Correia do dia 12/08/16


Estiveram presentes na Sessão Ordinária da Câmara dos Vereadores de Luis Correia, os Vereadores Mirialdo Mota, Francilda Paz, Paulo Cazuza, Zé Maria, Tião do Caranguejo , Neném de Zé Nelsom e Francinete Kyldare.



Não compareceram á sessão, os Vereadores Pedro do Leite, Fantico, Junior Carapeba e Cabelo Duro, tendo apenas o Vereador Junior Carapeba justificado sua ausência por motivos de saúde (pressão).

Na pauta do dia, foram apresentados um projeto de Lei , da Vereadora Francilda Paz e um requerimento do Vereador Zé Maria.

*Projeto de Lei nº24/ 2016 que reconhece de Utilidade Pública Municipal a entidade "Assossiação Luiscorreiense do Desenvolvimento Sustentável dos Extrativistas da Palha de carnaúba e dá outras providências.

* Requerimento N°004/2016 para o Sr Presidente da Câmara Municipal de Luis Correia, para que sejam tomadas as medidas necessárias para a construção de um Posto de Saúde no Residêncial Brisa Mar no Peito de Moça.

O projeto de Lei da Vereadora Francilda foi enviado para a comissão de Legislação, Justiça e Redação Final, onde será discutido e reenviado para o plenário e votado pelos vereadores. Já o requerimento do Vereador Zé Maria foi aprovado por unanimidade pelos vereadores presentes.


No uso da palavra, a vereadora Francilda Paz, justificou a importância social de seu projeto, sendo que a extração da Palha de carnaúba é uma atividade econômica que gera renda e que existe no município de luis Correia há mais de meio século e que hoje conta com maisde 150 famílias nativas exercentes dessa atividade de modo bastante rudimentar.

A Veradora Francinete também destacou a importãncia do criação da associação e comentou sobre a necessidade da construção da UBS no Bairro Brisa Mar, porém devido as normas do Ministèrio da Saude, não é possivel apresentar projeto pois não abranje o numero de famílias exijidas pelas normas do ministério.


O Vereador Mirialdo Mota, no uso da palavra também destacou a importãncia da aprovação do projeto de lei da vereadora Francilda, uma vez que com a criação da assossiação, os trabalhadores poderão ter acesso a verbas federais e estaduais através de projetos para aquisição de equipamentos e ampliação da assossiação e assim melhor atender as necessidades dos mesmos.

fonte/fotos Ascom CMLC
Daniel Fossey