Filha é presa suspeita de agredir até a morte a mãe idosa no interior do Piauí


Laudos comprovaram que a idosa era agredida de forma constante em casa. Francisca da Silva Carvalho, 69 anos, morreu em dezembro do ano passado.

Corpo da idosa foi removido durante velório para exame cadavérico (Foto: Wenddel Veras/Blog do Coveiro)

A Polícia Civil do Piauí prendeu no final da manhã desta quarta-feira (13) uma mulher suspeita de agredir até a morte a própria mãe. Francisca da Silva Carvalho, 69 anos, faleceu em dezembro do ano passado em Cocal, Norte do estado. Na época, a polícia determinou que o velório fosse interrompido após receber a denúncia de que a mulher havia morrido em decorrência das agressões praticadas pela filha e pediu uma perícia no corpo.

Conforme a delegada, o laudo do Instituto Médico Legal (IML) que saiu quase um mês após a morte, apontou várias lesões, principalmente no rosto, pescoço e colo da idosa. Mas que foi um exame complementar, cujo resultado saiu no dia 15 de junho e ainda depoimentos de vizinhos, os fatores determinantes para pedir a prisão da filha da idosa.

"Esses exames mostraram que ela foi agredida em dias diferentes e de forma constante. Havia várias lesões pelo corpo da senhora que culminaram na sua morte. Os depoimentos de vizinhos e familiares são chocantes e ajudaram a comprovar essas agressões. Uma vizinha relatou que na madrugada do dia em que a dona Francisca morreu, ela chegou a ver a idosa no chão e a filha pisando em sua cabeça. Essa vizinha tentou intervir, mas a agressora deixou sequer que ela levantasse a senhora do chão", relatou a delegada Daniella Dinali, responsável pelas investigações.

Ainda conforme a delegada, todos as testemunhas foram unânimes ao dizer que por várias vezes ouviram a idosa gritar por socorro e a filha falar que desejava a morte da mãe. "A própria filha quando prestou depoimento confessou que batia na mãe porque perdia a paciência por ela gritar à noite quando sentia dores e falou ainda que desejava a morte da mãe porque 'ela a aperreava muito'", contou.

Para a delegada, o crime configura-se como feminicídio por conta da questão de gênero e ainda a situação de vulnerabilidade da vítima, uma idosa e acamada. A senhora morava sozinha com a filha que também era a sua cuidadora. "Foi um homicídio qualificado, por motivo torpe, no qual foram utilizados meios cruéis e de tortura e sem a vítima ter condições de defesa", completou Daniella Dinali.

A mulher suspeita pelas agressões está presa na Delegacia de Polícia Civil de Cocal e deverá ser transferida ainda na tarde desta quarta-feira para a Penitenciária Mista Juiz Fontes Ibiapina em Parnaíba, Litoral do estado.


Fonte: G1/PI