Adriane Prado demostra força política ao levar água para a zona rural de Luís Correia

O Município de Luís Correia, através da prefeita Adriane Prado, tem mostrado ao Governo do Estado que quando se tem vontade política e compromisso, se faz o que é necessário para enfrentar a crise.


 Luís Correia é um dos municípios incluído no Decreto Estadual 16.366 de 28 de dezembro de 2015, que declara Situação de Emergência em vários municípios do estado. Decreto este com vigência até junho de 2016 e reconhecido pela Defesa Civil Nacional. O que não impediu que o próprio Governo do Estado, por questões políticas, não contemplasse o Município com a construção de cisternas proposta em projeto pela gestora.
 

Diante da grave falta de água na zona rural de Luís Correia, e sem ajuda do Gov. do Estado, a prefeita Adriane Prado conseguiu, em Brasília, recursos junto ao DNOCS para a perfuração de 22 poços tubulares, e com recursos próprios desenvolveu um Sistema de Abastecimento de Água jamais visto em Luís Correia. Hoje são 22 poços e mais 12 licitados, já em fase de perfuração. Mais de mil famílias foram atendidas com água na torneira em suas residências, e outras tantas aguardam o benefício.

O Camurupim de Cima foi o último a ser atendido com o poço tubular de 80m de profundidade com uma vazão de 1.500 litros por hora. Mais de 50 famílias serão beneficiadas. Na próxima sexta-feira (16), a prefeita Adriane Prado estará entregando no povoado Lagoa do Riacho, mais um sistema de abastecimento, beneficiando 36 famílias.

Para o Secretário de Agricultura Pesca e Abastecimento Daniel Brito, “esse trabalho tem mudado radicalmente a situação; o ânimo do povo é outro, a alegria com o trabalho realizado é visível nas pessoas”.

Pé da Serra, Brejinho de Fátima, Extrema, Jacobina, Pau Ferro, foram alguns dos povoados alcançados pelo trabalho de perfuração de poços e implantação do Sistema de Abastecimento de Água. Ainda segundo o secretário, a perfuração segue do Camurupim de Cima para Bx. do Rocha e posteriormente para o povoado Quicé, perfazendo 25 povoados até agora.

Fica evidente que quando se tem compromisso as barreiras políticas são contornadas, e os esforços empreendidos recompensados com a satisfação do dever cumprido.

por Daniel Fossey
Blog Luis Correia