sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Cajueiro da Praia :Consultórios odontológicos são fechados pelo CRO pelo segundo ano consecutivo

É o desastre administrativo mostrando mais resultados negativos no Cajueiro da Praia. Mas 2016 vem ai e o povo não vai se calar perante as urnas...

Má gestão do poder municipal, consultórios odontológicos são fechados pelo CRO em Cajueiro da Praia pelo segundo ano consecutivo


Conselho realiza fiscalização e suspende atendimento em três consultórios odontológicos do Piauí. A suspensão se deu nas cidades de Luís Correia, Cajueiro da Praia e Ilha Grande, no litoral piauiense. Foram realizadas fiscalizações nos consultórios odontológicos das unidades básicas de saúde dos municípios e três deles foram fechados.



Segundo o odontólogo Gerson Bezerra, fiscal do CRO/PI, foram suspensos os atendimentos nos consultórios odontológicos da Unidade Básica de Saúde Sede (UBS Sede), do posto de Saúde Mão Santa e da Unidade Básica de Saúde Barro Vermelho (UBS Barro Vermelho), todos localizados na cidade de Ilha Grande. “Foi constatada a falta de condições para o atendimento de pacientes nestes consultórios que tinham, entre outras coisas, infiltração nas paredes, goteiras sobre a cadeira do odontólogo, tubulação entupida e com vazamento em alguns pontos”, afirmou.


Todos os pontos observados pelos ficais do CRO/PI dizem respeito à biossegurança nos consultórios, ponto chave que pode prevenir doenças graves nos pacientes e profissionais nos consultórios. “O consultório odontológico é um ambiente altamente contaminado seja por bactérias vindas da boca do paciente, pelas mãos dos cirurgiões dentistas e assistentes. É uma atividade que expõe os pacientes, a equipe, o próprio cirurgião dentista e, indiretamente, seus familiares, às mais diversas doenças infecciosas. E quando há falhas todos os envolvidos estão à mercê de infecções cruzadas”, explicou Gerson Bezerra.


Os consultórios suspensos terão um prazo estipulado pelo Conselho Regional de Odontologia para se adequar as regras de biossegurança e uma nova fiscalização será realizada pelo CRO/PI para que os mesmos sejam liberados. Neste intervalo de tempo, os odontólogos ficam à disposição da Secretaria Municipal de Saúde para que sejam alocados em outras unidades e possam dar continuidade aos atendimentos, sem prejudicar a população.


O problema se repete no Município de Cajueiro da Praia


No ano de 2014 a fiscalização do CRO-PI suspendeu atividades em consultórios odontológico no município de Cajueiro da Praia, e o problema se repete pela atual gestão neste ano de 2015.


Para o fiscal do CRO-PI Gerson Bezerra esses problemas se devem a má gestão do poder municipal, pois a própria vigilância sanitária poderia impedir que um consultório em más condições funcionasse.


“É muito triste saber que isso é comum pelo interior. O atendimento á população e as próprias condições para os profissionais trabalharem estão muito aquém do que deveria ser”, afirma.


A prefeita Vânia Ribeiro, até agora durante os dois anos de seu mandato, ainda não mostrou para que veio.

fonte : Chamada Geral Parnaiba

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião. Ela é muito importante para nós...