Projeto Biomade realiza expedições marinhas para levantamento de dados


O projeto Biomade patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Socioambiental realiza expedições na região do Delta do Parnaíba em áreas utilizadas pelos pescadores como pontos importantes para o arrasto de camarão.



A última expedição durou quatro dias e segundo Sr. Pescada, pescador monitor do projeto, nos pontos de pesca que a expedição passou haviam 17 barcos motorizados realizando arrasto de camarão e para a decepção dos pescadores, não tiveram produtividade. Muito esforço pesqueiro e ausência de pescado.

“O arrasto de camarão é uma atividade pesqueira que causa grande impacto nos ecossistemas marinhos pela fragmentação de habitats e pela captura incidental de organismos com pouco ou nenhum interesse comercial. O impacto negativo causado por esta atividade predatória gera consequências graves para o meio e principalmente para os pescadores da região. Talvez esse seja o momento de pensar na utilização de outras artes de pesca ou até mesmo, buscar novos pontos pesqueiros!” – Mario Neto, coordenador de embarque do projeto Biomade.

Atenciosamente,
Coordenação de Comunicação Biomade